DANÇA CRISTÃ NO BRASIL
  DOM SEM UNÇÃO É PERCA DE TEMPO

Graça e Paz amado levitas da dança,

Neste artigo abordaremos um assunto tão importante quanto os que já foram publicados aqui no BLOG JIDE e eu espero que seja fonte de bençãos para a sua vida e a vida de sua equipe. A bíblia nos fala sobre os dons do Espírito (1Co.12.1) e também nos fala que esses dons são para servirem a igreja, o copo. (1Co.12.7).
Deus nos conhece, já nos conhecia mesmo antes mesmo de nossos pais (JR. 1.5), antes de nascermos trazemos conosco o dom, a vida e outras apetidões naturais e a medida que vamos nos deselvonvendo esses dons também são estimulados dentro de nós. A palavra dom significa dádiva, presente, esse é o presente que Desu nos dá.

Dom e Talento

Os dois são dádivas dadas por Deus para a edificação da igreja, mas, pude perceber que existem algumas diferenças entre eles. Vejamos:
O dom é uma dádiva divina somenete para os cristãos (Rm.12.2-6). Os dons não são para serem usados para propósito egoístas e sim para abençoar pessoas. Os talentos diferem dos dons no sentido de que é uma dádiva comum a cristãos e não cristãos. O talentos podem ser dados por Deus ou não. Em Êxodo 31.1-6 vemos que Deus liberou um talento sobre a vida de Bezalel, visto que podem ser cultivados de acordo com o ambiente, e com a genética. Se uma criança nasce numa família de bailarinos, logicamente, suas abilidades específicas serão voltadas para a dança, assim como uma crianças que nasce num ambiente circense ou musical. Podem ser também por genética, uma criança que tem habilidade com números e se difere das outras pela sua alta capacidade de calcular. Os dons são direcionados somente para acrescentar na vida espiritual da igreja, já os talentos pode ser levados para âmbito profissional secular. Todos podem ter talentos, partindo do princípio de dedicação e busca por aperfeiçoamento.

Você tem cultivado os seus dons?

O aperfeiçoamento só vem mediante a prática isso envolve tanto dons espirituais como talentos, por isso temos que ter uma vida de busca e santidade como também buscar e andar com pessoas que são melhores do que nós. Nunca devemos andar com pessoas que não vai nos acrescentar algo de bom a nossa vida ministerial e secular. Se um planta não recebe os devidos cuidados para que possa florescer e dar frutos ela nunca vai se deselvolver e nossos dons e talentos funcionam da mesma forma, se eu não cuido do meu talento eu não terei bons resultados. Se eu não busco mais de Deus, meu dom nunca será um canal de benção. Quando cultivamos nossos dons ficamos aptos para exercitá-los. O inimigos deste século quer nos levar a esquecer do dom que Deus nos deu, colocando empcílios afim de que larguemos de lado o maravilhoso dom que Deus nos deu. Peça a Deus mordomia, ao contrário do que você pode estar pensando sobre mordomia, essa capaciade diz respeito a administração. Você precis administrar seu tempo, o que temos visto em muitos lugares são pessoas que gostam tempo na frente de um computador, da televisão e esquecendo que precisa ter mordomia para organizar sua vida. O Espírito de Deus só atua quando há organização, Deus nunca vai te usar enquando você for um desordeiro.

Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 1 Timóteo 4:14.


O diabo tem a cada dia tentado enterrar os nossos dons e ele coloca artifícios como timidez e medo para nos paralizar. A timidez que paraliza não é um sentimento e sim um espírito malígno que atua nesta área. Quanto mais timidez, mais areia é jogada nos seus dons. A timidez é um espírito que vem atuando dentro das igrejas nos dias de hoje. Existe uma diferença entre timidez e falta de conhecimento.
Exemplo: Quando uma pessoas é escalada para dar uma palavra no culto, a pessoa sabe falar e tem uma boa dicção, no entanto, não tem profundo conhecimento do que vai falar, então acaba ficando limitadar por não conhecer a palavra. Contrariando esse exemplo temos o tipo de pessoa que tem um conhecimento profundo do que vai falar mas, por uma ação demoníaca que trava, ela não consegue se desenvolver.
Muitas pessoas têm dado ouvido a esse espírito malígno ao invés de dar ouvidos para o Espírito Santo de Deus para que ele possa operar.
Quando você dá ouvido ao espírito maligno ele causa falta de interesse, traz com ele outro demônio que faz o indivíduo se sentir um perdedor e sentindo o pior dos piores.
Eu não estou falando que você está com um demônio no corpo, mas, estou afirmando que você está se deixando levar por uma ação malígna.

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10

Buscando unção sobre minha cabeça

A unção nos diferencia das demais pessoas, é ela que se torna a ponte, o elo de ligação entre eu e Deus.
Para termos a unção é preciso pedir ao Todo Poderoso para que Ele nos conceda. Deus só nos dá a unção quando ele sabe que vamos usar, não adianta nada pedirmos a unção se não vamos usar. Temos que usar a nossa unção para curar, libertar, alegrar, ganhar almas, tocar o coração de Deus, a unção não se limita apenas a isso que acabamos de citar, a unção não tem limites, use sua unção, exercíte-a de forma criativa.Também deve hever em um ministro de louvor em danças a conservação e renovação da unção, como uma fonte a jorrar. A água da fonte ela não fica velha, ela está em movimento, ele se renova, assim deve ser a nossa unção, sendo renovada a cada dia, unção velha não cura ninguém, não faz a diferença em ninguém. Para que a unção não acabe é preciso renovar o odre e esse odre sou eu, é você. Um caso parecido com este é o caso da viúva, que se encontra em II Reis 4.1-7. O que me chamou a atenção nesta passagem foi que o azeite só parou de descer quando se acabaram os potes. Essa passagem se encaixa exatamente na palavra que eu quero transmitir para você. Enquanto havia potes para serem cheios havia unção descendo do alto, quando acabaram os potes, sessou a unção. Trazendo para nossa realidade a unção só acaba quando sessam as orações, quando o nível de busca termina.
Você pode até realizar com o seu talento, mas sem a unção para diferenciar você só vai estar perdendo o seu tempo.

"A unção só acaba quando acaba os odres, ou seja, quando você para de buscar".

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17 

Meu ministério tem impactado alguém?

Dançar simplesmente por dançar nunca foi e nunca será uma boa idéia. Quando dançamos estamos entregando a Deus o nosso louvor, o louvor sobe a presença de Deus como um cheiro suave. Quando passamos na rua e sentimos um cheiro desagradável, rapidamente saímos daquele lugar, pois o cheiro é insuportável, o mesmo acontece com Deus quando dançamos de forma que ELE não gosta (no pecado), um cheiro de carniça, um cheiro desagradável e insuportável sobe as narinas de Deus. Será que Deus vai habitar no meio de carne podre? Quando a SUA palavra diz que somos templo do Espírito Santo é para nos conservermos puros e limpos. Como está sua casa? Como está seu coração? Como está a arrumação da sua casa? É tempo de arrumarmos nossas casas, tempo de arrumarmos nossos corações para que Deus tenha prazer em habitar. Como vamos impactar uma pessoa se nós mesmos não estamos querendo impactar ninguém? Eu li uma vez e guardei essa palavra no meu coração que dizia: “Muitos querem a unção mais poucos querem transformação de caráter” e eu passei a viver essa palavra, Deus estava cobrando de mim algo que eu não estava dando para ELE que era toda a minha dedicação, eu me dedicava, mais Deus quer sempre mais de nós e ELE me levou a um grau de intimidade e santidade muito elevado. Mais para isso acontecer eu tive que pagar preço nas orações, nos jejuns, nos quebrantamentos, nas minhas humilhações e nas relações com o mundo. Para impactar uma geração é preciso pagar o preço, e quanto mais você paga mais você recebe de Deus. Deus está nos chamando para ter um relacionamento sincero com ELE, Deus quer te dar coisas que você ministro de dança, louvor, teatro e outros nunca viu na sua vida, coisas que você nunca ouviu falar.
Deus nos chama para fazer uma revolução na nosso sociedade, Deus nos chama para marcar uma geração, Josué marcou a sua geração e continua marcando até hoje, e Deus quer fazer isso conosco também, basta você dar ouvidos ao chamado de Deus e pagar o preço que é grande.

Saiba que se a tua dança não tem unção, você está perdendo seu tempo, é melhor você ir nadar ou fazer crochê.

Antes de você impactar uma geração você precisa ser impactado pela Glória de Deus. Deixe o fogo de Deus descer sobre ti, deixe a Glória de Deus te marcar, te consumir.



Escrito por Leonardo Ribeiro às 15h59
[] [envie esta mensagem] []


 
  UMA CORRIDA PELA TÉCNICA PERFEITA

Graça e paz amados levitas da dança,

Gostaria de compartilhar com vocês hoje uma pequena mensagem que eu creio que será porta de benção para a sua vida e para a vida de sua equipe.
Durante a entrevista com o Marcos Alves, o Espírito Santo me incomodou sobre um determinado assunto que até então eu não tinha percebido, talvez
por uma ingenuidade minha e hoje gostaria de falar com vocês sobre esse tema que entitulei: UMA CORRIDA PELA TÉCNICA PERFEITA.
Em 1968, foi descoberto por Antônio Dias de Oliveira, um dos mais preciosos metais existestes, o OURO. A  notícia de descoberta deste metal se
disseminou por todo o território brasileiro, o que desencadeou uma verdadeira CORRIDA PELO OURO, uma corrida pelo
enriquecimento rápido. Durante esse período houve um grande deslocamento populacional para estas regiões de mineração de ouro. A ganância
por riqueza acabou gerando conflitos entre vários líderes, conflito esse que ficou conhecido como GERRA DOS EMBOABAS.

Você deve estar se perguntando o por que desta lição de história num blog de dança (risos)
O que quero destacar neste texto não é o fato de eles correrem compulsivamente pelo ouro, o que chama a minha atenção neste conteúdo histório brasileiro é o que o homem é capaz de fazer para suprir um desejo do seu coração. Entrando no contexto bíblico de 1.Co 9.24 e 25, Paulo nos dá algumas dicas, sobre como deve ser o nosso comportamento mediante a essas questões. Vejamos:

24      ¶ Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25     E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.

Quando vemos uma corrida pela televisão e até mesmo participamos de uma, podemos ver que existe uma competição entre os atletas para ver quem ficará com o prêmio. A proposta de uma corrida, assim como a proposta de Deus, não é que as equipes de dança e até mesmo de louvor, teatro e tantas outras equipes venham competir entre si para ver quem ganha mais espaço no culto ou quem faz os melhores congressos, eu creio que a proposta inicial de Deus é expandir o seu reino e que exista interação e crescimento mútuo entre as equipes. Em festivais que premiam equipes sempre existe o desejo de que a outro equipe perca para que EU EU EU EU ganhe o troféu. Se isso não é competição, o que é? E mesmo que seja dada aquela palavra sobre a não-competição, ainda sim, muitas equipes subconscientemente desejam a derrota da equipe oposta. E repito a pergunta: Se isso não é competição, o que é? E por que nos congressos as oficinas sobre oração ficam vazias  enquanto as de técnicas de dança excedem a capacidade?

 Alguns vêem essa corrida como um aperfeiçoamento, no entanto outros como uma competição cujo objetivo é ganhar a qualquer preço. O Apóstolo Paulo nos aconselha a ser exatamente como esses atletas no sentido de determinação. Muitos bailarinos cristãos querem alcançar grandes conquistas mais não investem tempo e esforço.
Um atleta treina em média 4 à 12 horas por dia, tudo isso para ter uma bom resultado em uma única competição. É engraçado como nós cristãos queremos coisas tão caras pagando peços mínimos, isso é lastimável. Quanto tempo você investe em seu ministério? Uma, duas horas por semana?
A proposta do título deste artigo não é para um lado positivo como muitos podem estar entendendo, esse título é para alertar que muitos estão correndo atrás de técnica mais para se mostrar, revelar ao homem uma glória humana, algo que é estéticamente bonito, porém sem valor e sem conteúdo espiritual.
Pode parecer contraditório o que acabei de citar, de um lado dizendo que devemos investir tempo no nosso ministério e do outro condenando uma corrida pela técnica perfeita, logo você entenderá a idéia que abrange este texto.

Atente para a parte B do versículo 24 que diz: Correi de tal maneira que o alcanceis.
Na verdade Paulo nos diz para corrermos da mesma forma, sendo determinado, honesto, e acima de tudo, sabendo que o seu caráter não é corrompido por prêmios e nem o seu irmão deve ser pisoteado, tornando-se o degrau para que eu chegue ao meu objetivo. Não deixe que as coroas de glória humana coroem sua cabeça. Saiba que é melhor receber uma crítica do que um elogio do homem. Um elogio de Deus perpetua nossa jornada e nossa caminhada cristã.

Existe uma música que diz:

[...] Pisei nos meus irmãos pra chegar onde queria e a Glória se foi
Me esqueci dos primeiros dias e a Glória se foi [...]

O ataque de estrelismo tem dominado muitos bailarinos cristãos e eles se deixam levar pelos aplausos dos homens, se esforçando para arrancar elogios para que seu ego fiquei sempre inflado, não se importando com a presença de Deus e muito menos com os seus irmãos passando uma mensagem negativista à proposta de Deus para a dança cristã. Assim como a corrida do ouro troxe guerra e morte, a corrida desenfreiada e compulsiva por uma técnica perfeita também trás consigo uma série de problemas espirituais para a vida de um bailarino cristão. Devemos correr como atlétas e não como competidores, em tudo a si mesmo dominando e correndo para alcançar uma coroa incorruptível.

"Muitos bailarinos cristãos têm um corpo flexível e uma boca enferrujada"

Acho que a frase acima ficou bem clara, mas, trocando miúdos ela quer dizer que muitos cristãos estão super flexíveis, tem pernão, pezão, linha e todos os bons requisitos que um bailarino almeja ter, porém, a boca está enferrujada por não treinar o seu diálogo com Deus. Preocupados em deixar as coisas confortáveis para o homem, acabam se perdendo nas propostas erradas. Um bailarino cristão deve se preocupar em ter uma vida de oração e busca diária, uma corrida incessante por Deus, creio que essa busca não lhe fará mal, muito pelo contrário, te trará frutos.

Correr para conquistar

Existem dois tipos de pessoas, as que projetam e realizam e as que projetam e ficam paradas no meio do caminho, se você se encanixa na segunda opção, avalie todas as áreas de sua vida para que você possa começar avançar rumo a sua conquista. A conquista começa na linguagem, logo, se sua linguagem é de derrota assim também serão suas atitudes. Em 2 Co. 4.13 diz que temos o mesmo espírito de fé que em Cristo se manifestava. "Eu cri; por isso falei" Se você Crê, Fale!
A fé é o requisito fundamental para que você alcance as benção e promessas de Deus para a sua vida.

Para encerrarmos esse assunto eu gostaria de te convidar a dançar para uma única pessoa, JESUS. Não faça bonito para humilhar as pessoas, faça com excelência porque nosso Deus é Excelente!!

Espero ter te ajudado a todos vocês!! Sejam abençoados!!
Até a próxima postagem!



Escrito por Leonardo Ribeiro às 01h37
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, MESQUITA, Homem, de 20 a 25 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Informática e Internet, Dança, escrever
MSN - leo.tribodejah@hotmail.com


HISTÓRICO



    OUTROS SITES
     Blog do Aldo
     Observatório de Dança
     Blog da Luana Vasconcelos
     Blog da Adriana
     Blog da Roberta (ótimo)
     Wikipedia - Dança Profética
     Blog Elshaday
     Blog Impacto na Adoração
     Blog do Fabinho
     BOL - E-mail grátis
     UOL - O melhor conteúdo
     Blog do Fábio Praise p/ Lideres de Crianças
     Dança Renascer (Bispo Jonh Bassi)
     Ministério Excelência Dance
     Dança Pelas Nações
     Isabel Coimbra - DT


    VOTAÇÃO
     Dê uma nota para meu blog!