DANÇA CRISTÃ NO BRASIL
  PRODUTIVIDADE



Graça e Paz Amados Levitas da Dança,

Produtividade é uma palavra que circunda toda a nossa vida, empresarial, financeira, amorosa e ministerial. O sonho de todo líder de dança é ter um ministério grande e produtivo, que anda com suas próprias pernas e consegue promover uma cultura sem a interferência de terceiros. Na indústria, produtividade é minimizar cientificamente o uso de recursos materiais, mão-de-obra, máquinas, equipamentos etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida, no interesse comum do capital, do trabalho e dos consumidores”. (Japan Productivity Center for Social – Economics Development ).


Amados, hoje falaremos sobre PRODUTIVIDADE, o assunto preferido das grandes empresas. É muito gostoso falar de resultados, de bons rendimentos e melhor ainda quando essa produção traz um retorno favorável. Na dança isso também acontece, vejamos que para um bailarino ter um bom rendimento em sua carreira - o que é o sonho de todo bailarino - é necessário muito trabalho para que o resultado final seja uma dança esteticamente bonita e linhas bem definidas. Quando Jesus nos disse que temos que dar frutos, ele estava falando exatamente disso: Produzir!


Percebi em minha equipe, que muitos estavam ficando dependentes de mim, que os ensaios só aconteciam se eu estivesse presente, que as coreografias só eram montadas com as idéias do líder, e isso é um mal costume que nós líderes precisamos tirar de quem faz parte de nossa equipe, do contrário, não haverá produtividade. Em contra-partida exstem lideres dependentes da equipe, o líder para ser líder, precisa ser líder de si mesmo, ser disciplinado acima de tudo. Muitos líderes ficam desanimados porque "fulano" faltou ao ensaio e só fica feliz quando toda a equipe está junta, e essa falta de motivação do líder é sentida pelas pessoas que são paticipantes da equipe.


A postura de um líder produtivo


Acreditar - é a primeira postura que o líder deve ter antes de iniciar qualquer projeto, se o líder não tem uma postura vitoriosa diante da execução de projetos sua equipe será bombardeada pelo desânimo e onde poderão chegar com essa postura? O líder precisa sempre estar motivando sua equipe a avançar e conquistar, acreditando na conquista de resultados. O líder motiva e influencia sua equipe para a vitória ou derrota. Um líder sem estrutura para liderar, destroi a sua auto-imagem de líder e destroi a expectativa de seus liderados em alcançar coisas sobrenaturais. Sabemos que o líder tem limitações, porém o líder nunca deve se demostrar um derrotado, não se trata de mascarar suas emoções e sentimentos que o limitam, se trata de uma convicta linguagem de fé. Uma linguagem que acredita que tudo vai dar certo.


Projetar - o líder deve ter um visão futurista do agora, promover atividades que tragam um restorno no futuro para sua equipe, tanto no lado financeiro como no lado espiritual. O lider deve ter uma visão aguçada para captar e minimizar os gastos e exageros que acontecem na equipe, pois tudo o que temos é muito valioso para ser desperdiçado de forma banal. O líder que não projeta é um lider que vive do agora sem respostas e sem expectativas do que plantou no passado. Pode parecer muito corporativa toda essa conversa mais estou falando do lado espiritual também. Pois se o lider não projeta uma vida espiritual para sua equipe, essa, ficará sem rumo.


Ousadia - Vemos tantos líderes na bíblia que foram ousados a ponto de parar o sol, fazer chover, multiplicar pães, e no nós as vezes endeuzamos esses personagens bíblicos e colocamos num patamar acima do nosso e esquecemos que eles foram pessoas como eu e você. Tem ministérios que tem uma deficiência crônica pra fazer uma roupa. Vamos acordar para a realidade de que somos pessoas criativas e bem favorecidas por nosso Deus. Não somos filhos da desilusão.


Trabalho - De fato sabemos que só acreditar não vai fazer as coisas acontecerem, a fé sem as obras é morta. O líder além de projetar deve correr atrás de recursos para que todas as suas idéias e planos dados por Deus sejam concretizadas de uma forma excelente. O lider deve ter consciência que deve trabahar duro, mas, não ser como a formiga que carrega centenas de pedaços de folhas durante o dia, sendo que com somente duas vai se alimentar. O líder preza pelo trabalho coletivo e prega contra o individualismo. O líder não espera as coisas acontecerem ou manda seus liderados trabalharem pra ele, antes ele corre atrás dos objetivos e Deus o honra em seu esforço.


Aumentar a produtividade de sua equipe pode dar resultado a: novas perspectivas na dança, novos ministros, novas vestes, unidade e amor em abundancia, o reconhecimento do líder. Quantos líderes tem a sensação de não serem amados e não reconhecidos como liderança? Isso pode ser resultado da má postura do líder mediante sua equipe.


Como tornar minha equipe improdutiva numa equipe sadia e próspera?


O PRIMEIRO PASSO é o reconhecimento. A soberba não deixará você ser humilde o bastante para dizer para si mesmo e para sua equipe que você precisa assumir que nada faz e que precisa mudar. Quem se expõe a cura é curado. Reuna sua equipe para discutir quais foram as suas realizações ao longo dos ultimos seis meses, se os resultados forem insatisfatórios para todos (desconsiderndo a opinião dos medíocres que pra eles vai estar sempre bom do jeito que está) é hora de MUDAR. A essa reunião daremos o nome de REUNIÃO DE PRODUTIVIDADE.

O SEGUNDO PASSO é a oração. Peça perdão a Deus, pois, não tem executado seu chamado como deveria estar executando. Somente Deus pode te direcionar.

O TERCEIRO PASSO é projetar. Sente com sua equipe e ouça as idéias, os sonhos, os planos, se tiverem algum projeto que não conseguiram realizar esta é a hora de tirá-lo da gaveta e colocá-lo em prática. Apresente tudo isso ao Senhor, consagre, peça opinião de Deus antes de tomar atitudes precipitadas. Sonhe com sua equipe e faça com que eles sonhem com você os sonhos de Deus.

O QUARTO PASSO é trabalhar. Chega de ser aquele grupinho que só aparece pra dançar no aniversário da igreja e nas festividades. É hora dos mostrar as garras e abrir as asas, pois, somos águias. Peça a Deus estratégias para conseguir alcançar os objetivos da equipe. Confie em Deus, mesmo que você seja líder de um ou é líder de si mesmo. Acredite Deus vai te honrar e Você vai conseguir novos discípulos para trabalhar contigo. Como na igreja de Atos, em que os apóstolos caíam na graça do povo e a cada dia a igreja era acrescida de pessoas.

UMA DICA À PARTE - A primeira vez que fui a um congresso minha mente foi transformada e voltei com uma visão ampliada do que era ser um ministro de Dança. Então fica a dica ai envie todo o seu ministério para congressos de dança, isso é muito bom para todos nós. Além de proporcionar a sociabilidade com outros ministros de dança, Deus faz grandes coisas no nosso modo de pensar e acabamos descobrindo novas formas de nos expressarmos.


Produzindo sem pressão

Nas grandes corporações que almejam crescer no mercado em que atuam, o fluxo de funcionários é grande e a mão de obra não é muito valorizada, algumas empresas tem uma estrutura inflexível que acaba consolidando funcionários sem amor pelo que faz. Numa equipe de artes o importante é ressaltar o quanto cada um é precioso para que a produtividade da equipe não seja afetada por uma crise. Ameaças e ignorância devem estar fora do manual do líder, a ameaça ela incita a revolta. A moral que tiramos de tudo isso é que, não podemos pressionar ninguém a fazer o que não quer fazer. Nada que é feito por pressão é feito com amor, apartir do momento que alguém quer entrar e participar de uma equipe de dança é necessário seguir principios, assim como numa empresa. Pressão gera explosão, ninguém se sente bem sendo pressionado, gera um desconforto. É como um filho que faz o que o pai manda só porque ele mandou, não existe amor. Lideres que valorizam seu pessoal nunca ficarão sozinhos na caminhada e sempre poderão contat com mais um e mais um para vencer novos desafios. Isso não significa que não vai haver responsabilidade na realização das tarefas e atividades da equipe. Uma equipe precisa ser como numa corrida revezada, todos trabalham, mas ninguém se cansa.


COLOCANDO EM PRÁTICA...


Segue abaixo um texto com algumas dicas para você avaliar sua equipe e saber quais as principais necessidades de sua equipe.

REUNIÃO DE PRODUTIVIDADE


Nome:_____________________________________________________ idade:_______

Marque (B) para BOM, (R) para REGULAR e (P) para PÉSSIMO.

(    ) Aceitar ser repreedido
(    ) Leitura da Bíblia
(    ) Oração
(    ) Vida espiritual
(    ) Vida Sentimental
(    ) Compromisso
(    ) Participação
(    ) Criatividade
(    ) Capaciadade de Resolver Problemas
(    ) Vida Financeira
(    ) Dedicação ao ministério
(    ) Obediência
(    ) Organização
(    ) Cooperação
(    ) Capacidade de inovar
(    ) Estabilidade Emocional
(    ) Alcançar metas

a) Avaliando sua vida nos ultimos sete dias, que nota daria para si mesmo?
b) Quais são seus projetos para a equipe de dança?
c) De todos os projetos que projetou para 2010, quantos você já realizou?
d) Baseada nas respostas anteriores, você se considera uma pessoa medíocre ou produtiva?
e) Que nota daria para a sua liderança? Por que?

NOTA: Eu não dou receita de bolo pra vocês, tudo o que passo pra vocês é de experiências que já passei e assuntos que eu trato no dia-a-dia com minha equipe de dança. Produtividade é um assunto que tem me incomodado a bastante tempo, pois, eu quero a cada dia que passa uma equipe mais produtiva, uma equipe que não seja dependente de mim, e sim de DEUS. Uma equipe que quando eu não estiver por perto eles façam a diferença e criem, e orem fazendo toda a diferença no mundo espiritual. Embora não tenha referencias bíblicas neste artigo, você pode perceber no decorrer da leitura que tudo está mergulhado na palavra, então eu nem me preocupei de colocar referências, me perdoem caso não gostem.

Bom meus amados, espero ter ajudado vocês!
Graça e Paz!! Até a próxima postagem!



Escrito por Leonardo Ribeiro às 02h11
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, MESQUITA, Homem, de 20 a 25 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Informática e Internet, Dança, escrever
MSN - leo.tribodejah@hotmail.com


HISTÓRICO



    OUTROS SITES
     Blog do Aldo
     Observatório de Dança
     Blog da Luana Vasconcelos
     Blog da Adriana
     Blog da Roberta (ótimo)
     Wikipedia - Dança Profética
     Blog Elshaday
     Blog Impacto na Adoração
     Blog do Fabinho
     BOL - E-mail grátis
     UOL - O melhor conteúdo
     Blog do Fábio Praise p/ Lideres de Crianças
     Dança Renascer (Bispo Jonh Bassi)
     Ministério Excelência Dance
     Dança Pelas Nações
     Isabel Coimbra - DT


    VOTAÇÃO
     Dê uma nota para meu blog!